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CRM: o que é e como ele pode ajudar nos processos da sua empresa

Escrito por Ítaca Consultoria

Gerenciar uma carteira de clientes e extrair dela informações para melhorar o desempenho das vendas pode ser complicado quando não são usadas as ferramentas certas. Isso torna-se um problema na medida em que informações são cada vez mais importantes para vender melhor. Por isso, muitas empresas adotam as ferramentas de CRM para fazer essa gestão. Mas você sabe o que é CRM?

Hoje, vamos mostrar como essa ferramenta pode ser útil para aprimorar as estratégias de venda. Aqui, você vai compreender o que é CRM, para que ele é utilizado e como funciona. Leia até o fim, e entenda como essa ferramenta vai mudar a forma de gerenciar o seu relacionamento com os clientes!

O que é CRM?

CRM é a sigla usada para a abreviação de “Customer Relationship Management” ou, em português “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. Basicamente, o CRM se refere às tecnologias e práticas que têm como foco o relacionamento com o cliente, visando a otimizar as vendas.

Ele é usado para gerenciar e analisar as interações dos clientes com a empresa. Assim, por meio do armazenamento de informações e interações realizadas, o CRM pode prever quais são as necessidades dos clientes e como eles devem ser abordados para melhorar a assertividade das suas campanhas. Dessa forma, é possível otimizar as vendas e a rentabilidade do negócio.

Como o CRM funciona?

De forma geral, o CRM registra informações dos consumidores como nome, localização, telefone, e-mail, histórico de compras, e quais foram as interações realizadas. Com base nas informações e cruzamentos, o CRM vai apontar quais são os clientes preparados para comprar, quais são aqueles que deixaram de comprar, o que mais compram, quanto em média gastam etc. 

As análises e inferências fornecidas pelo CRM facilitam um trabalho que seria muito custoso se fosse realizado manualmente. E, se tratando de um software, as informações serão sempre atualizadas e iguais para todos os envolvidos, otimizando o trabalho da sua equipe.

Ou seja, o CRM é uma ferramenta que ajuda fornecendo insumos para criar estratégias melhores e insights para alcançar clientes mais propensos a comprar, otimizando a gestão de informações e favorecendo o seu fluxo, na pré-venda, durante a venda ou no pós-venda.

Pré-venda

Na pré-venda, o CRM ajuda oferecendo informações que contribuam para entender o cliente de forma mais profunda, pois, assim, será mais fácil saber qual produto pode ser vendido e como ele deve ser apresentado.

Com informações como hábitos de consumo, histórico de compras, idade e localização, fica mais fácil interagir com o cliente e criar campanhas assertivas, focadas em um público específico. Assim, a possibilidade de conversão é maximizada.

Durante a venda 

Durante a venda, as informações do CRM vão ajudar a equipe de vendas a interagir com o cliente de uma maneira mais próxima às suas expectativas. Desse modo, será mais difícil que o cliente desista da compra ou procure opções com a concorrência.

Uma vez que você conhece as preferências do cliente e a sua estratégia trabalha com uma imagem focada nos desejos dos consumidores, sua empresa será vista como a opção mais confiável para lhes fornecer um produto ou serviço.

Pós-venda

A pós-venda é tão importante quanto as outras etapas. Isso porque, se você espera que o cliente continue comprando, é preciso garantir que ele foi bem atendido e está satisfeito com sua aquisição.

O CRM pode apontar quais clientes continuam comprando, quais deixaram de comprar e quais podem comprar no futuro. Assim, se sua equipe dispor de informações como histórico de compras, será mais fácil para sua equipe prever o comportamento dos clientes.

Conhecer o histórico de compras e outras informações também é útil para criar estratégias para oferecer algo a mais, como pacotes “premium” ou produtos complementares.

Quais as vantagens do CRM?

O CRM abre muitas possibilidades para a gestão estratégica de informações. Entre muitas outras, as principais vantagens da adoção do CRM são:

  • fidelização de clientes;
  • automatização dos processos;
  • rastreamento inteligente de informações;
  • conectividade e acessibilidade; e
  • personalização do atendimento.

Para entender melhor o que é CRM e como exatamente ele pode ajudar no caso da sua empresa entre em contato com nossos consultores. A Ítaca oferece soluções em CRM e está sempre pronta para ajudar novos parceiros!

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