Marketing

Evite erros comuns no relacionamento com o cliente e lucre mais

Escrito por Ítaca Consultoria

O seu relacionamento com o cliente é apenas uma ligação de compra e venda? Saiba, então, que você está perdendo dinheiro. Buscar novos consumidores é importante, mas esquecer dos clientes já conquistados é desperdiçar várias oportunidades de negócio.

Você sabia que 61% dos compradores consideram mais importante o atendimento do que o preço ou qualidade dos produtos e serviços? Foi o que revelou a pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios. Uma relação estreita com o consumidor é essencial para aumentar a lucratividade da empresa.

Quer mais uma boa notícia? Fidelizar é mais barato do que adquirir novos clientes! Veja, a seguir, erros comuns de relacionamento que devem ser evitados. Você vai se surpreender!

Enxergar o cliente apenas como um número

Você trata seu cliente como um número de vendas? Aí está o primeiro erro. Todo comprador tem suas particularidades e o papel da empresa é oferecer serviços para solucionar os problemas dele.

Estude o comportamento do seu cliente. Como qualquer relacionamento, é necessário conhecer o outro para entender suas dores e angústias. Afinal, você está lidando com pessoas! Busque saber sobre idade, sexo, renda, local e as expectativas do seu cliente.

Para rastrear essas informações, você pode adotar ferramentas de CRM. O Customer Relationship Management, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um conjunto de tecnologias e práticas no qual a relação com o consumidor é o foco. O CRM é essencial para otimizar suas ações.

Com base nessas informações, você deve personalizar o atendimento. Ouça com atenção o que o seu cliente deseja. Com a ânsia de finalizar a venda, é comum o atendente não se preocupar com o que o consumidor realmente precisa. O resultado é um cliente insatisfeito porque adquiriu um produto que não atendeu suas necessidades.

Vender somente uma vez

Se o cliente já escolheu fazer negócios com você uma vez, ele pode optar novamente. Não é legal quando a oficina te lembra que está na hora de fazer uma nova troca de óleo no carro? É importante ficar atento e se antecipar às demandas do cliente.

Outra estratégia para aumentar a conversão é o remarketing. A tática faz com que você consiga cativar o seu cliente mais vezes. Assim, ele sempre se lembrará da sua empresa na hora de tomar uma nova decisão de compra.

Seja honesto! Faça o cliente entender com clareza as reais funcionalidades do produto ou serviço. Isso mostra que você está preocupado em solucionar um problema e não apenas vender. O melhor de tudo é que a atitude gera encantamento e cria um vínculo de lealdade.

Que tal criar um blog para disseminar conteúdos relevantes sobre o seu setor? Use o marketing de conteúdo para gerar confiança, credibilidade e se tornar uma autoridade na área. É uma forma de educar e informar o consumidor. Seu cliente não voltou? Ele pode ter tido uma experiência negativa com a empresa. Não ignore! Busque entender o motivo e invista na melhoria do atendimento.

Desprezar o pós-venda

Esse é um dos erros que comprometem a qualidade do atendimento. É no pós-venda que o cliente divide as experiências sobre seu produto ou serviço. Neste momento você obtém informações preciosas e estreita os laços com o consumidor.

Você pode entrar em contato com o cliente alguns dias após o fechamento do negócio. Muita cautela e não seja inconveniente! Pergunte se foi bem atendido e se o produto esteve de acordo com suas necessidades.

Ouça com bastante atenção! Se o cliente relatar algum problema, resolva! Você pode utilizar todas as informações conquistadas para otimizar processos e identificar as deficiências do seu negócio.

Investir na qualidade do relacionamento com o cliente é essencial para o sucesso da sua empresa. Afinal de contas, o consumidor é a razão de existir de qualquer empreendimento.

Escutar é essencial para entender e suprir as necessidades de seu cliente. As informações que ele fornece darão suporte para criar estratégias para fidelização. Cliente satisfeito compra uma, duas, três e infinitas vezes. Por isso, não desperdice essa oportunidade!

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