Marketing

O que é funil de vendas e como estruturá-lo no seu negócio?

Escrito por Ítaca Consultoria

Estruturar um funil de vendas é um processo absolutamente essencial para identificar o estágio de cada persona no processo de compra e identificar quais delas apresentam um maior potencial para se tornar cliente. Quer saber mais sobre o que é funil de vendas, quais seus estágios e como estruturá-lo? Confira nosso artigo!

Entenda o que é funil de vendas

O funil de vendas deve ser elaborado pela equipe de marketing e deve ser repassado ao setor de vendas, tornando-se uma ótima ferramenta de auxílio no processo de tomada de decisões e direcionamento para a abordagem de potenciais clientes.

O funil de vendas apresenta três estágios: topo, meio e fundo de funil. Vamos nos aprofundar a respeito de cada uma destas etapas.

O topo de funil é a etapa na qual a persona está passando por um processo de aprendizado e descoberta. Isto é, neste estágio ela ainda não possui total conhecimento de que possui um problema a ser solucionado. Portanto, o topo de funil é a fase em que se deve atrair o interesse inicial dessa persona a partir da produção de conteúdo que seja de seu interesse, para que ela tenha conhecimento da sua marca.

No meio de funil, por sua vez, a persona já tem conhecimento da sua marca e já identificou que possui um problema a ser solucionado. Sendo assim, está em busca de soluções para esse problema.

Na etapa de fundo de funil, o potencial cliente já sabe que a sua empresa oferece a solução para o seu problema e também já avaliou diferentes soluções. É a fase do processo de decisão de compra.

Identificar o estágio de cada um de seus leads — que são pessoas que acessam os seus conteúdos e deixam meios para contato, demonstrando interesse em sua marca — é fundamental para direcionar a produção de conteúdo da sua equipe de marketing, de acordo com o interesse de cada um desses leads e priorizar os que estão em fundo de funil para repassá-los à equipe de vendas.

Agora que já entendemos todos os estágios do funil de vendas, vamos mostrar algumas dicas para tirar proveito desse processo em sua empresa:

Utilize um software de automação de marketing

Existem diversas empresas especializadas em automação de marketing, que oferecem softwares capazes de visualizar claramente o estágio de cada lead na jornada de compra.

A partir de um software automatizado, é possível identificar que tipo de conteúdo gerou a conversão deste potencial cliente em um lead e a qual etapa do funil pertence este conteúdo.

A partir destes recursos, sua empresa pode mapear com mais facilidade a situação de cada um desses leads e então repassar a sua equipe de vendas somente os que apresentam mais chances de fechar negócio.

Aposte na “nutrição de seus leads”

Após a identificação do estágio de cada um de seus leads no funil de vendas, é essencial que a sua equipe de marketing invista em estratégias com o objetivo de fazê-los avançar no funil, até repassá-los ao time de vendas.

Esse processo chama-se nutrição de leads, que consiste na produção de conteúdo específico para o interesse de cada um deles, para que possam ficar cada vez mais engajados com a sua marca até chegar ao status de cliente.

Essa nutrição pode ser feita por meio de newsletters, ebooks educativos e blog posts, por exemplo.

Não se esqueça da retenção de clientes

A jornada de compra do lead não se encerra após a etapa de fundo de funil e a sua conversão para cliente.

É preciso que sua empresa aposte na retenção dessas pessoas, seja por meio da equipe de vendas ou de um departamento específico de pós-vendas, procurando saber se o cliente teve as suas necessidades supridas e mantendo-os abastecidos de conteúdos relevantes.

Portanto, possuir um conhecimento aprofundado sobre funil de vendas e estruturar a gestão de cada uma de suas etapas, é absolutamente essencial para direcionar as estratégias de marketing e otimizar as suas vendas!

Esperamos que você tenha aprendido o que é funil de vendas e como estruturar esse processo pode ser útil para a sua empresa. Confira nosso post sobre geração de leads e adquira ainda mais conhecimento sobre o assunto!

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Ítaca Consultoria

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