Negócio

Por que a análise SWOT é importante para todo tipo de empresa?

Escrito por Ítaca Consultoria

Melhorar os resultados da empresa costuma ser o objetivo principal dos gestores de marketing. Para isso, é necessário ter uma visão de tudo o que ocorre tanto dentro quanto fora da companhia. É preciso, então, fazer uma análise SWOT.

Quer saber o que é essa análise, como aplicá-la à sua organização e quais são os benefícios que ela pode trazer? Então, continue a leitura deste post!

O que é análise SWOT

Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats – SWOT) são os aspectos da empresa analisados com a metodologia proposta por essa matriz. Por esse motivo, em português, ela também é conhecida como FOFA.

Sua função é desenvolver planos estratégicos que tenham como base os fatores internos da empresa — isto é, suas forças e suas fraquezas — e os externos — representados pelas ameaças e pelas oportunidades. Entenda, a seguir, o significado de cada um deles.

Forças

São os elementos internos do negócio que podem levar a companhia a alcançar seus objetivos. Portanto, todos os pontos positivos do ambiente corporativo — como a produtividade, o trabalho em equipe, a competência e outros — equivalem às suas forças.

Fraquezas

Já as fraquezas são os fatores internos que prejudicam a organização e a impedem de chegar ao objetivo estabelecido. Ou seja, os aspectos referentes a equipe pouco qualificada, softwares ultrapassados, processos falhos e afins correspondem às suas fraquezas.

Oportunidades

As oportunidades são situações externas que atuam positivamente para a empresa atingir os resultados esperados. Logo, são situações fora do controle organizacional, como mudanças no mercado, possibilidades de investimento, interesse do público pelo segmento da empresa e similares.

Ameaças

As ameaças, por sua vez, são situações externas que atrapalham o objetivo da empresa e, a exemplo das oportunidades, a companhia também não pode controlá-las. Elas podem ser, por exemplo, a chegada de um concorrente ao mercado, a escassez de mão de obra e a crise econômica.

Quais são os benefícios de usá-la

Veja, a seguir, algumas vantagens importantes que a análise SWOT pode trazer à empresa.

Identificação de oportunidades

Muitas vezes, a companhia não é capaz de identificar as oportunidades. E, pior, ainda corre o risco de o concorrente reconhecê-las e aproveitá-las primeiro. Para que isso não aconteça, a análise SWOT ajuda a identificar as oportunidades antecipadamente.

Reconhecimento de dificuldades

Da mesma forma que a análise SWOT permite ver quais oportunidades aproveitar, ela também ajuda a prever dificuldades que podem ocorrer. Assim, fica mais fácil atuar antes de forma a prevenir que elas se concretizem.

Qual é a importância da análise SWOT na estratégia da empresa

É comum que gestores tenham dificuldade para usar a matriz SWOT e, com ela, traçar ações de marketing e vendas que tirem proveito máximo de forças e oportunidades enquanto evitam que fraquezas e ameaças se manifestem. Porém, existem algumas ideias que podem ser colocados em prática.

Vale, por exemplo, cruzar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para traçar um plano que permita aproveitar cada um desses fatores. Esse método é chamado de SWOT cruzada e pode ser realizado com a participação de outros integrantes e equipes da empresa para torná-la o mais minuciosa possível.

Gostou deste post sobre análise SWOT? Gostaria de receber mais conteúdos como este no seu e-mail? Então, assine a nossa newsletter!

Sobre o autor

Ítaca Consultoria

Deixar comentário.

Share This