Negócio

Vendarketing: como alinhar estratégias de marketing e vendas?

Escrito por Ítaca Consultoria

Um bom alinhamento entre os setores de vendas e marketing é absolutamente essencial para o sucesso e crescimento de qualquer empresa no mercado. Para se ter uma ideia, empresas que apresentam esses dois setores integrados entre si apresentam um crescimento anual de 20% em seus faturamentos, enquanto empresas que trabalham de forma isolada esses dois setores, possuem um decréscimo de 4% em suas vendas.

Baseado na importância de alinhar marketing e vendas para o desenvolvimento da sua empresa é que entra a importância de entender um pouco mais sobre o conceito de vendarketing. Você já ouviu falar nesse termo? Sabe como aplicar na sua empresa? É o que vamos ensinar no decorrer do artigo de hoje. Fique com a gente!

Afinal, o que é vendarketing?

Como o nome já diz, o conceito de vendarketing está ligado à associação dos setores de vendas e marketing das empresas, de forma que o funcionamento de um esteja diretamente ligado ao sucesso do outro, tanto em relação aos objetivos, métricas de negócio e estratégias que serão adotadas para aumentar a captação de clientes.

Como alinhar marketing e vendas?

Agora que já entendemos o que é vendarketing e como essa integração entre setores pode ser benéfica para otimizar os resultados da sua empresa, vamos mostrar algumas dicas para realizar esse processo de forma eficiente:

Mapeie o seu funil de vendas

A partir de um bom software de automação de marketing, que gerencie os seus leads e identifique o estágio do funil de vendas em que cada um deles se encontra, a equipe de marketing possui uma visão mais ampla a respeito de quais desses leads apresentam um maior potencial para se tornar clientes.

Sendo assim, os leads que se encontram no fundo de funil, que por sua vez já estão mais familiarizados com a sua marca e estão em busca de uma solução para determinado problema, já podem ser repassados à sua equipe de vendas.

Da mesma forma, os leads que ainda estão em fase de atração e conhecimento da marca (topo e meio de funil) ainda precisam ser trabalhados pela sua equipe de marketing, de forma que subam uma etapa neste processo.

Mantenha uma comunicação frequente entre esses setores

É impossível obter um bom alinhamento entre o setor de marketing e vendas, sem um feedback constante entre essas áreas.

Como todas as estratégias de marketing das empresas devem ter como objetivo atrair novos potenciais clientes e encaminhá-los à equipe de vendas, é necessário que os vendedores avaliem e repassem ao time de marketing se as estratégias adotadas realmente estão sendo eficazes e se os leads que são encaminhados realmente se apresentam aptos a fechar negócio, em sua maioria.

Da mesma forma, o estudo desses clientes por parte da equipe de marketing auxilia a abordagem da equipe de vendas, que, a partir de então, já possui informações prévias e conhece as suas necessidades antes de realizar qualquer abordagem.

Adote métricas consistentes

É impossível avaliar o desempenho das equipes de marketing e vendas da sua empresa sem adotar as métricas apropriadas.

Se um time de marketing consegue obter um bom número de leads e repassa-os em uma boa quantidade ao time de vendas, é sinal de que as estratégias de marketing estão trazendo resultados.

Já em relação à equipe de vendas, é essencial analisar o número de ligações realizadas para entrar em contato com esses leads, e é claro, a porcentagem desses contatos que chegaram ao fundo de funil e efetivamente alteram o seu status para clientes, concluindo o seu processo de compras.

Viu como alinhar marketing e vendas pode ser determinante para alavancar os resultados da sua empresa? Se você ainda não possui um software CRM, que realize a gestão automatizada do seu funil de vendas e facilite essa integração, não deixe de testar o Bpmonline!

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Ítaca Consultoria

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