Embora essa possa parecer uma questão simples, a qualidade no atendimento ao cliente é de grande relevância para o sucesso de uma empresa. Muitas organizações perdem clientes por não darem a devida atenção ao atendimento e enxergarem o cliente apenas como um meio para vender.
Práticas de bom atendimento podem garantir a satisfação dos clientes e diferenciar sua empresa. Para isso, alguns erros devem ser evitados. Veja quais são as principais práticas a se seguir e os erros a se evitar para garantir a satisfação dos seus clientes! Acompanhe.
Práticas para a qualidade no atendimento
O primeiro ponto com o qual é preciso ter atenção constante é na forma como se estabelece a comunicação com os clientes. Para que eles se sintam contemplados é preciso ser atencioso e disponível para ouvi-los sempre.
Seja para tirar dúvidas, receber elogios, ou mesmo reclamações, os atendentes devem demonstrar aos clientes que sua opinião e satisfação são muito importantes para a empresa. Assim, mais vendas serão concretizadas, mais problemas de insatisfação serão resolvidos e mais clientes serão fidelizados.
Portanto, uma dica importante aqui é treinar toda a equipe de vendas e alinhar as formas de atendimento. Uniformizar o atendimento significa garantir que todos os clientes serão atendidos com o cuidado e atenção necessários, evitando erros que poderiam afastá-los da empresa.
O tempo e agilidade são outros fatores cruciais para a qualidade no atendimento. As interações entre clientes e vendedores estão cada vez mais imediatistas e a falta de agilidade é algo que afasta muitos consumidores das empresas. Então, estar bem preparado e antecipar necessidades é fundamental para não perder clientes.
Nesse ponto, é recomendado que a empresa avalie seus métodos e processos e encontre formas de otimizar o tempo gasto. Soluções profissionais e tecnológicas, como softwares de CRM, ajudam a otimizar processos e a melhorar a satisfação e fidelização. Logo, caso a empresa possa arcar com os custos, elas podem e devem ser consideradas.
4 erros fatais no atendimento
1. Ter uma má comunicação
Atualmente é cada vez mais comum os clientes pesquisarem e se informarem antes de entrar em contato com um vendedor ou uma empresa. Sendo assim, o primeiro erro no atendimento começa com a falta de informações disponibilizadas.
É preciso que, nos principais canais de comunicação e divulgação da empresa, as informações mais importantes sobre os produtos e ofertas sejam facilmente acessadas. Além disso, no momento em que o cliente entra em contato com um vendedor à procura de uma informação mais específica é preciso que essa informação seja rapidamente fornecida, ou corre-se o risco de perder o cliente.
2. Ter baixo monitoramento
Qualquer atividade dentro de uma empresa pode gerar informações úteis para aprimorar práticas e processos. E com a qualidade no atendimento não é diferente. Por isso, não possuir formas de mensurar e avaliar os resultados é um erro que pode custar caro.
Algumas métricas simples, como taxa de conversão, custo de aquisição do cliente e retorno sobre investimento podem dizer muito e fornecer insights para a otimização de processos.
3. Desconhecer o perfil dos clientes
Para as técnicas de marketing mais atuais é imprescindível conhecer bem o perfil dos clientes. Essa informação ajuda a antecipar os principais interesses, dúvidas, anseios e necessidades, facilitando o trabalho do time de vendas e melhorando a qualidade no atendimento.
Desse modo, é necessário que a empresa invista na aquisição de informações relevantes e de qualidade sobre o seu público. Isso, além de auxiliar no atendimento, pode ser muito benéfico para as estratégias de marketing e vendas.
4. Ignorar o pós-venda
Muitas empresas limitam o atendimento ao cliente ao momento da compra e, consequentemente, perdem a possibilidade de mantê-lo e dele adquirir informações relevantes sobre ele.
Realizar um breve atendimento pós-venda e incentivar o cliente a compartilhar suas impressões com a experiência causam boa impressão, o que pode ser muito proveitoso do ponto de vista da otimização de processos.
Gostou deste artigo? Então, para receber as principais informações sobre qualidade no atendimento e outros fatores importantes para o sucesso de empresas, assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado!