Marketing

5 dicas de como usar o e-mail marketing para captar clientes

Escrito por Ítaca Consultoria

Você sabe como usar o e-mail marketing para captar clientes? Muitas empresas usam essa ferramenta de modo errado: adotam procedimentos manuais ou práticas que são interpretadas pelos serviços de e-mail como lixo eletrônico.

O fato é que o e-mail marketing é uma estratégia muito eficaz para se relacionar com os clientes, já que facilita sua atração e fidelização. Contudo, é preciso conhecer as melhores práticas para ter resultado com essa estratégia.

Neste post, você vai conhecer algumas dicas importantes de como usar o e-mail marketing para captar clientes com eficiência. Continue a leitura!

1. Use mailing segmentado

Por mais tentador que seja, jamais compre listas de e-mails. Prefira ter uma base segmentada, criada a partir do relacionamento entre a marca e os clientes. E acredite: isso é muito mais vantajoso para a companhia.

Dessa forma, além de a companhia se comunicar com o público certo, ainda economiza dinheiro. Listas compradas nem sempre contêm o que prometem. Muitos e-mails que vêm nelas não existem ou são de pessoas que não representam seu público-alvo.

2. Capriche no conteúdo do e-mail

O e-mail marketing não pode ter um visual que lembra lixo eletrônico. Usar a cor vermelha no texto ou outras características desse tipo de propaganda deve ser evitado. E o conteúdo precisa ser verdadeiramente relevante para o cliente.

Quando for criar o e-mail, não o faça a partir de uma única imagem. A maioria dos serviços de e-mail entende, por padrão, que esse tipo de mensagem é lixo eletrônico. Faça sua peça em linguagem de marcação de hipertexto (HyperText Markup Language – HTML) e distribua o conteúdo entre texto e imagem.

3. Invista na criação de bons títulos

Um bom título de e-mail marketing tem até 50 caracteres e não é escrito, em hipótese alguma, com letras maiúsculas. E mais: é importante evitar usar termos que levam a entendimentos dúbios como crédito, grátis, clique aqui, free e promoção.

Acentos gráficos como interrogações e exclamações devem ser evitados, pois os serviços de e-mail associam isso a lixo eletrônico. Além disso, o título precisa despertar a curiosidade do consumidor de forma a fazê-lo abrir o e-mail.

4. Elabore um cronograma de envios

Ações de e-mail marketing pedem um calendário de envios. Quando são fixadas datas para a distribuição, fica mais fácil fazer um controle mais preciso das ações de atração e fidelização de clientes da empresa — e é isso que torna as campanhas viáveis.

Isso também ajuda a dividir melhor o conteúdo a ser enviado. Dessa forma, evita-se que, em um determinado período, o consumidor receba uma avalanche de contatos — o que pode ser considerado como lixo eletrônico por ele.

5. Escolha uma ferramenta profissional

O envio de e-mails não deve ser feito de forma manual. Além de isso poder ser interpretado como lixo eletrônico, é mais trabalhoso e desperdiça recursos. Portanto, escolha uma ferramenta profissional para essa tarefa.

As ferramentas permitem que o envio seja feito corretamente, em horários programados e com testes que possibilitam se certificar de que a mensagem será entregue com a formatação certa. E essa opção ainda economiza tempo e reduz o trabalho manual.

Agora que você sabe como usar o e-mail marketing para captar clientes, adote essas dicas no seu processo. Aproveite para aprofundar seu conhecimento no assunto e, assim, desfrutar dos benefícios dessa ferramenta de marketing digital, ou se preferir entre em contato com nossa equipe de consultores.

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