Marketing

5 importantes etapas do planejamento estratégico de marketing

Escrito por Ítaca Consultoria

Melhorar os resultados de uma empresa costuma ser um dos principais objetivos de quem trabalha com marketing. Chegar lá, porém, é um grande desafio. Por essa razão, é essencial saber montar um planejamento estratégico de marketing.

E se você ainda tem dificuldades nesse processo ou sequer sabe como começar, não se preocupe! Neste post, apresentamos as principais etapas dessa atividade. Confira!

O que é o planejamento estratégico de marketing

Primeiramente, é preciso entender o conceito. O planejamento de marketing é a organização de todas as ações necessárias para fazer a empresa alcançar seus objetivos. Portanto, o primeiro passo é ter claro quais são os objetivos da companhia, isto é, aonde ela quer chegar e em quanto tempo.

Com isso claro, podem-se dividir esses objetivos em metas — e elas podem ser semanais, quinzenais, mensais ou trimestrais. Cada meta atingida leva a equipe um passo à frente, e mais perto, na direção do que se quer conquistar.

Quais são as etapas do planejamento estratégico de marketing

Veja, a seguir, quais são as principais etapas pelas quais é preciso passar para fazer um planejamento estratégico de marketing de forma correta.

1. Saiba quais são os 4 Ps do marketing

O conceito de marketing é dividido em 4 Ps: produto, preço, praça e promoção. É essencial, portanto, conhecer bem o produto a ser ofertado, assim como seu preço.

O termo praça refere-se ao público, ou seja, as pessoas que se quer atingir. Já a promoção reúne todos os meios que podem ser usados para levar a mensagem de oferta do produto aos interessados.

2. Faça uma análise SWOT

A análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (Strengths , Weaknesses, Opportunities and Threats – SWOT) ajuda a conhecer os pontos positivos e negativos da companhia (seu cenário interno), bem como o que acontece no mercado que pode ser proveitoso (as oportunidades) ou que pode causar prejuízos (as ameaças). Também é conhecida como análise FOFA.

3. Defina a persona

Agora a estruturação da estratégia de marketing está a ponto de começar. O primeiro passo é criar a persona: um personagem semi-fictício que representa o retrato do cliente ideal, que percorrerá o funil de vendas.

Vale lembrar que persona é diferente de público-alvo. Ela é bem mais específica (em contraposição à amplitude do público-alvo), o que ajuda a criar uma mensagem bem mais precisa.

4. Escolha os canais

Não é preciso estar presente em todos os canais. Ao contrário: vale mais atuar naqueles em que a audiência da marca está. Com a persona criada, é mais fácil saber quais são eles — blogs, redes sociais e afins.

5. Encontre as ferramentas certas

O sistema de gerenciamento do relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management – CRM) é uma das ferramentas que pode auxiliar na gestão do planejamento de marketing. Além de possibilitar uma visão 360 graus do cliente e automatizar algumas ações (como o envio de e-mails), ele permite emitir relatórios e gráficos para entender como está seu progresso.

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Ítaca Consultoria

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