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Saiba o que é CRM em marketing e sua importância!

A expressão CRM significa Customer Relationship Management — traduzida livremente como Gestão de Relacionamento com o Cliente. A sua definição traz a ideia de uma estratégia que visa agrupar as ferramentas e funções de contato e comunicação com o cliente.

A estratégia no âmbito do CRM em marketing é sempre focada no cliente e nunca na empresa ou produto. Nesse sentido, o objetivo é entender e atender o que o cliente precisa, buscando sempre a solução para as suas necessidades.

Neste artigo, você vai entender o que é CRM em marketing, saber a importância dessa estratégia e conhecer os benefícios proporcionados para a empresa. Por fim, vai compreender como fazer essa integração na empresa de forma otimizada e eficiente. Continue a leitura!

O que é CRM em marketing?

De forma geral, o CRM em marketing pode ser conceituado como uma estratégia que visa reduzir custos e aumentar a lucratividade de uma empresa com foco em organização e automação dos processos de negócio que gerenciam a satisfação e a fidelização do cliente por meio dos setores de marketing, vendas e atendimento.

Quais são os benefícios?

Selecionamos os principais benefícios na utilização da estratégia de CRM em marketing dentro de uma empresa. Entenda cada um deles a seguir.

Facilitar o acompanhamento do ciclo do cliente

O CRM permite que o setor de vendas acompanhe o ciclo do cliente, elaborando estratégias e ações que visem à continuidade da relação comercial. Dessa forma, os profissionais têm condições de acompanhar o ciclo desde o seu primeiro contato até a abordagem de venda e pós-venda.

Incentivar o atendimento personalizado

O gerenciamento do relacionamento com o cliente ajuda na fidelização, já que as empresas que utilizam o CRM em marketing conseguem individualizar a comunicação e criar mensagens personalizadas de acordo com as particularidades de cada cliente.

Permitir a integração de processos de marketing e vendas

Uma estratégia de marketing só é eficaz se estiver em consonância com uma estratégia de vendas bem elaborada. Com o CRM, é possível agregar marketing e vendas para que eles atuem de forma conjunta no acompanhamento do relacionamento, banco de dados e interações mantidas com o cliente. Isso permite a criação de estratégias mais claras e focadas.

Buscar objetividade nas ações

O CRM permite que a empresa adote práticas que ofereçam soluções direcionadas para as necessidades específicas de cada cliente. A objetividade permite maior assertividade nas estratégias adotadas pela empresa.

Vincular-se a outros sistemas e soluções

É mais fácil, com o CRM, aliar esse sistema com outras opções, como softwares de automação de marketing. Essa conectividade entre plataformas traz mais eficiência e enriquece o relacionamento e a eficácia das soluções oferecidas.

Por que usar o CRM na sua empresa?

Agora que você já conhece os benefícios, que tal entender por que usar o CRM na sua empresa? Confira a seguir os motivos que justificam o investimento em CRM dentro da sua empresa.

  • centralização de informações: você tem acesso a todas as informações sobre os seus clientes em um único lugar. Além disso, esses dados ficam alojados na nuvem, o que permite acesso de qualquer local a qualquer momento;
  • visão ampla do negócio: em função da centralização das informações e da integração dos dados, o gestor consegue ter uma visão muito mais ampla e ilimitada do negócio, o que contribui para a tomada de decisões;
  • resultados: estratégias de CRM trazem resultados e receita para o negócio, o que é, sem dúvida, o foco principal dos gestores.

Com uma estratégia de CRM que foca na satisfação e fidelização do cliente, a empresa consegue conquistar sua confiança e isso reflete diretamente no aumento de vendas e no resultado positivo para as finanças.

Como você pôde ver, o CRM em marketing é imprescindível para empresas que buscam inovação com qualidade e eficiência, pois se trata de uma alternativa indispensável no contexto do mercado e da concorrência, que é cada dia mais acirrada.

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Ítaca Consultoria

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