A proposta comercial é fruto da negociação – fase do processo de vendas -, tendo como objetivo alinhar as necessidades do cliente às possibilidades da empresa, de forma personalizada e eficaz, para que o processo de aquisição se efetive.
Essa proposta se materializa na forma de um documento com descrição detalhada do que foi negociado, contendo prazo de entrega, valor e forma de pagamento.
Além do conteúdo, o layout agrega valor ao seu produto, ajuda a convencer o cliente de que a sua proposta é única e serve para estabelecer memória visual da sua marca como responsável por solucionar um problema.
Sabendo da importância de uma proposta comercial para melhorar os resultados da sua empresa e da necessidade de integrar os setores para potencializar seus resultados, preparamos um artigo com dicas para fazer uma proposta irrecusável. Leia e entenda melhor!
Layout
O layout é a forma gráfica com que a proposta é apresentada. Essa estruturação deve ser desenvolvida em conjunto com o setor de marketing, pois não se trata apenas de forma, mas de representação visual do produto ofertado e dos valores que a empresa deseja ter representados naquela proposta.
O setor de marketing precisa se atentar ao uso de cores, evitando o excesso e escolhendo tonalidades “quentes ou frias”, conforme o sentimento que deseja despertar no prospect.
Além da análise de cores, é necessário que o layout possibilite a apresentação da proposta de maneira clara e fluida, com colocação estratégica da logomarca e escolha do tamanho adequado da fonte para cada ideia apresentada na proposta, destacando o que for considerado mais relevante.
Proposta
A estrutura da proposta deve variar conforme a empresa e o tipo de consumidor a que se destina. Não pode haver uma “proposta padrão”. Cada cliente é único e deve ter sua necessidade atendida de forma individualizada. Assim, o conteúdo da proposta precisa deixar claro essa personalização.
Alguns itens não podem ser esquecidos, como capa; logomarca; nome e dados da empresa; nome do consumidor a que a proposta se destina; nome do responsável direto pela proposta; descrição do produto; prazo e local da entrega; prazo de validade da proposta; e valor e forma de pagamento.
Não se deve esquecer que, apesar de não ter uma forma preestabelecida, a proposta é um documento formal que, ao ser elaborado, deve-se ter em vista a possibilidade de responsabilização civil na fase pré-contratual. Por isso, tudo o que for ofertado na proposta deve ser passível de ser cumprido, como, por exemplo, material, prazo e valor.
Marketing
O produto com um atendimento de qualidade satisfazem o cliente, mas o objetivo de uma proposta comercial irrecusável é a satisfação pessoal do consumidor com tudo o que foi proposto. O desafio é conseguir atingir a experiência de compra, que é o conjunto de sensações despertadas no consumidor em relação a todos os setores da empresa antes da venda, durante a efetivação da mesma e após ela. Isso garante que o cliente efetive a compra, retorne quando tiver novas necessidades e indique a empresa como experiência pessoal.
A elaboração da proposta é feita pela equipe de vendas. Entretanto, já se sabe que, para oferecer uma experiência de compra ao cliente, a empresa precisa integrar todos os seus departamentos nesse processo. Aqui, vamos destacar a importância da integração do departamento de marketing nessa etapa de elaborar uma proposta comercial irrecusável.
Esse departamento criativo é responsável por divulgar a identidade da empresa e atingir a memória e a sensibilidade pessoal do cliente, para que ele pense na marca quando tiver alguma necessidade comercial.
Assim, na proposta, o setor de marketing deverá ir além do layout e inserir de forma objetiva o histórico da empresa, citando, por exemplo, prêmios que ela recebeu.
Esse trabalho, gerenciado de forma conjunta entre marketing e vendas, resultará na melhoria de resultados, pois facilitará o acesso dos colaboradores às informações. Com isso, será possível demonstrar ao cliente que sua proposta foi desenvolvida de forma única e personalizada para atender às necessidades, gerando uma memória emocional da sua marca e garantindo que sua proposta seja irrecusável.
Aprendeu como fazer uma proposta comercial irrecusável? Está pronto para colocar essas dicas em prática? Aproveite para contar sua opinião no campo de comentários.