Vendas

Aprenda agora como fazer uma proposta comercial irrecusável

Escrito por Ítaca Consultoria

A proposta comercial é fruto da negociação – fase do processo de vendas -, tendo como objetivo alinhar as necessidades do cliente às possibilidades da empresa, de forma personalizada e eficaz, para que o processo de aquisição se efetive.

Essa proposta se materializa na forma de um documento com descrição detalhada do que foi negociado, contendo prazo de entrega, valor e forma de pagamento.

Além do conteúdo, o layout agrega valor ao seu produto, ajuda a convencer o cliente de que a sua proposta é única e serve para estabelecer memória visual da sua marca como responsável por solucionar um problema.

Sabendo da importância de uma proposta comercial para melhorar os resultados da sua empresa e da necessidade de integrar os setores para potencializar seus resultados, preparamos um artigo com dicas para fazer uma proposta irrecusável. Leia e entenda melhor!

Layout

O layout é a forma gráfica com que a proposta é apresentada. Essa estruturação deve ser desenvolvida em conjunto com o setor de marketing, pois não se trata apenas de forma, mas de representação visual do produto ofertado e dos valores que a empresa deseja ter representados naquela proposta.

O setor de marketing precisa se atentar ao uso de cores, evitando o excesso e escolhendo tonalidades “quentes ou frias”, conforme o sentimento que deseja despertar no prospect.

Além da análise de cores, é necessário que o layout possibilite a apresentação da proposta de maneira clara e fluida, com colocação estratégica da logomarca e escolha do tamanho adequado da fonte para cada ideia apresentada na proposta, destacando o que for considerado mais relevante.

Proposta

A estrutura da proposta deve variar conforme a empresa e o tipo de consumidor a que se destina. Não pode haver uma “proposta padrão”. Cada cliente é único e deve ter sua necessidade atendida de forma individualizada. Assim, o conteúdo da proposta precisa deixar claro essa personalização.

Alguns itens não podem ser esquecidos, como capa; logomarca; nome e dados da empresa; nome do consumidor a que a proposta se destina; nome do responsável direto pela proposta; descrição do produto; prazo e local da entrega; prazo de validade da proposta; e valor e forma de pagamento.

Não se deve esquecer que, apesar de não ter uma forma preestabelecida, a proposta é um documento formal que, ao ser elaborado, deve-se ter em vista a possibilidade de responsabilização civil na fase pré-contratual. Por isso, tudo o que for ofertado na proposta deve ser passível de ser cumprido, como, por exemplo, material, prazo e valor.

Marketing

O produto com um atendimento de qualidade satisfazem o cliente, mas o objetivo de uma proposta comercial irrecusável é a satisfação pessoal do consumidor com tudo o que foi proposto. O desafio é conseguir atingir a experiência de compra, que é o conjunto de sensações despertadas no consumidor em relação a todos os setores da empresa antes da venda, durante a efetivação da mesma e após ela. Isso garante que o cliente efetive a compra, retorne quando tiver novas necessidades e indique a empresa como experiência pessoal.

A elaboração da proposta é feita pela equipe de vendas. Entretanto, já se sabe que, para oferecer uma experiência de compra ao cliente, a empresa precisa integrar todos os seus departamentos nesse processo. Aqui, vamos destacar a importância da integração do departamento de marketing nessa etapa de elaborar uma proposta comercial irrecusável.

Esse departamento criativo é responsável por divulgar a identidade da empresa e atingir a memória e a sensibilidade pessoal do cliente, para que ele pense na marca quando tiver alguma necessidade comercial.

Assim, na proposta, o setor de marketing deverá ir além do layout e inserir de forma objetiva o histórico da empresa, citando, por exemplo, prêmios que ela recebeu.

Esse trabalho, gerenciado de forma conjunta entre marketing e vendas, resultará na melhoria de resultados, pois facilitará o acesso dos colaboradores às informações. Com isso, será possível demonstrar ao cliente que sua proposta foi desenvolvida de forma única e personalizada para atender às necessidades, gerando uma memória emocional da sua marca e garantindo que sua proposta seja irrecusável.

Aprendeu como fazer uma proposta comercial irrecusável? Está pronto para colocar essas dicas em prática? Aproveite para contar sua opinião no campo de comentários.

Sobre o autor

Ítaca Consultoria

Deixar comentário.

Share This