Negócio

BPM e CRM: como essas estratégias podem ser eficazes juntas?

Escrito por Ítaca Consultoria

Uma solução de CRM tem o objetivo de otimizar as interações realizadas entre os clientes e a empresa. Para que isso aconteça de forma mais eficiente, permitindo o monitoramento dessa experiência e combinando com outros aspectos do negócio, uma boa estratégia é a integração de BPM e CRM.

Ao olhar para esses dois sistemas de forma conjunta, podemos perceber que a integração entre BPM e CRM é uma maneira de reunir duas forças em prol de um objetivo relevante para o negócio: o embasamento das decisões estratégicas e a análise de métricas do negócio com base no relacionamento mantido com os clientes.

Neste artigo, você vai conhecer quais são os ganhos organizacionais para uma empresa que investe na combinação entre BPM e CRM. Quer saber quais são eles? Então continue a leitura e descubra!

Facilidade de criação de indicadores

Enquanto o CRM oferece uma solução voltada para o time de vendas, otimizando os processos do setor comercial e focando a cultura de relacionamento com o cliente, o BPM é uma forma de visualizar a gestão como um todo, focando a otimização dos resultados obtidos pela empresa por meio da melhora dos processos.

Nesse sentido, aliar esses dois conhecimentos permite que a empresa tenha informações mais completas sobre o negócio, o que trará maior facilidade na criação de indicadores para medição do desempenho.

Nesse sentido, esse aumento no rol de informações sobre o negócio e a possibilidade de criar indicadores mais concretos para avaliação da empresa são fatores extremamente relevantes para a adoção de estratégias de crescimento.

Flexibilidade para mudanças

Além disso, a reunião das informações de BPM e CRM permitem ao gestor maior flexibilidade para mudanças. Inclusive, é importante destacar que as tecnologias e o massivo compartilhamento de informações são dois fatores relevantes nesse contexto, uma vez que exigem das empresas e dos gestores agilidade e flexibilidade para realizar mudanças no negócio.

Para acompanhar o mercado e a concorrência, é preciso estar sempre pronto para possíveis mudanças.

Agilidade na avaliação de resultados

Por fim, a terceira vantagem que merece destaque quando se fala na combinação de BPM e CRM é a agilidade na avaliação de resultados.

Empresas que atuam no sentido de investir em tecnologia e reunir informações do negócio com o objetivo de tomar decisões estratégicas mais rápidas e precisas devem investir em soluções como o CRM e o BPM. Juntos, eles oferecem muito mais agilidade no acesso às informações sobre o negócio e na sua consequente avaliação.

Vale destacar que o BPM é uma nova forma de visualizar as operações da organização empresarial, que vai além das estruturas funcionais tradicionais. Ele é extremamente interessante para a aceleração do processo de execução de estratégias e para a capacitação das organizações.

Investir nessas ferramentas significa oportunizar um crescimento saudável e competitivo frente a um mercado que está cada dia mais exigente e tecnológico.

Quer investir no seu negócio e aplicar estratégias de BPM e CRM na rotina do seu negócio? Então entre em contato com a Ítaca e descubra como podemos ajudar você!

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