Vendas

Como aumentar o ticket médio de vendas? Confira 5 passos

Escrito por Ítaca Consultoria

A ligação entre a qualidade do atendimento ao cliente e o faturamento da empresa nem sempre parece ser direta. Apesar disso, ela é fundamental para que o gestor compreenda como aumentar o ticket médio do negócio que é calculado a partir da divisão do valor faturado em um período por todos os contratos ativos no mesmo intervalo de tempo.

Isso porque a principal matéria para o aumento do ticket médio é a base de clientes satisfeita. Quanto maior o ticket médio por contrato, melhor a margem de lucro obtida. É preciso considerar, ainda, que, para captar um cliente, vários investimentos são necessários, além do empenho da infraestrutura que é o custo fixo do empreendimento.

Ao otimizar as vendas por cliente já existente, vários investimentos e custos são economizados. Por essa importância, apresentamos a seguir cinco estratégias para aumentar o ticket médio de um negócio. Confira como aplicá-las!

1. Use um sistema de gestão de relacionamento com o cliente

O volume de dados produzidos nas interações com os clientes é humanamente impossível de ser analisado em um curto espaço de tempo. Por isso, usar um sistema de gestão de relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management – CRM) é fundamental: não só para armazenar as informações, mas também para transformá-las em estratégia.

Dados sobre as últimas aquisições, quais produtos completam aqueles que o cliente já comprou e até o momento do mercado possibilitam criar ofertas personalizadas. E aí entram o upselling e cross-selling, que são, respectivamente, a oferta de modelos mais modernos do que o consumidor já tem e outros produtos que possam complementar o desempenho do item já adquirido.

2. Crie combos para os produtos e serviços oferecidos

Criar ofertas com dois ou mais produtos também pode aumentar o ticket médio por cliente, pois incentiva a aquisição de maiores valor e volume. Assim, o preço promocional aumenta o interesse de compra. Essa estratégia pode ser utilizada para aumentar o giro do estoque de um produto que esteja com menor saída ou, ainda, fazer o marketing de um serviço ou item recém-lançado.

3. Considere oferecer descontos progressivos

Outra modalidade de oferta que aumenta o ticket médio é a liberação de descontos progressivos para cada item incluído na compra. As regras, porém, podem variar conforme a necessidade da empresa. É possível, por exemplo, oferecer 50% de desconto na compra de um segundo item idêntico.

Em outro cenário, uma empresa de Software As A Service (SaaS), por exemplo, pode conceder valores diferenciados para a contratação de módulos adicionais além do pacote básico.

4. Invista em programas de recompensa

Programas de recompensa podem atuar como gatilhos mentais poderosos. Um deles é aquele que faz que o cliente ganhe vantagens ao priorizar uma empresa ou fazer parte de um grupo seleto. Os gatilhos mentais são incentivos que atuam na mente dos clientes e conduzem suas decisões automáticas a determinada ação.

Assim, ao oferecer um programa de recompensa, a sensação de obter ganhos extras é um motivador poderoso. As recompensas podem ser descontos exclusivos ou bônus por regularidade, volume de vendas e até por trazer novos clientes.

5. Esteja sempre em contato com o consumidor

Em uma base de clientes, alguns podem ser considerados fiéis à empresa e outros nem tanto de acordo com suas qualificações como leads desde o início do processo comercial. Assim, é preciso ter uma rotina regular e personalizada de contatos para engajar esses diferentes perfis em novas compras.

Aqueles menos fiéis podem, por exemplo, efetuar uma compra de emergência na concorrência se não forem lembrados da qualidade e da eficiência da empresa de forma recorrente. A verdade é que a companhia e seus gestores precisam se perguntar regularmente como aumentar o ticket médio, inovar processos e melhorar a experiência do cliente.

São esses objetivos que tornam o negócio competitivo e, principalmente, financeiramente saudável e com boas perspectivas de crescimento. Ou seja, cada uma dessas maneiras pode ser mais eficaz em um momento específico do negócio.

Em um mercado inconstante e com clientes exigentes quanto à personalização de serviços, esse esforço estratégico e de planejamento pode ser otimizado com a escolha de fontes de conteúdo ricas e confiáveis. Então, siga nossa página no Facebook e integre-se à nossa rede no LinkedIn para receber conteúdos estratégicos, novidades do mercado e outros materiais sobre gestão de clientes e processos.

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