Vendas

Como escolher uma boa ferramenta de CRM: aprenda aqui

Escrito por Ítaca Consultoria

Quem trabalha com gerência de marketing precisa se concentrar em ações que tragam resultados. Só assim eles podem crescer de acordo com os objetivos da empresa. Nesse contexto, o uso de ferramentas de gestão de relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management – CRM) é essencial.

Afinal, embora o produto seja importante, os clientes são o maior patrimônio da empresa. Com o CRM, é possível gerenciar o relacionamento que se tem com eles para intensificar as vendas. Para que você saiba como escolher as ferramentas de CRM certas para a sua organização, criamos este post. Acompanhe!

Afinal, o que faz um CRM?

Com o CRM, é possível executar funções como:

  • cadastro de clientes;
  • envio de e-mails;
  • ligações telefônicas;
  • acompanhamento de conversões;
  • emissão de relatórios.

Por que uma empresa deve usar um CRM?

Toda vez que alguém contata uma empresa, pode se tornar um novo cliente. Porém, o que ocorre depois desse primeiro contato? Desliga-se o telefone, fecha-se a janela do chat, responde-se ao e-mail e ponto final? Se a pessoa não comprou o produto, a jornada dela ainda não terminou.

Pelo CRM, é possível criar fluxos de e-mail para educar os leads com conteúdos até que eles estejam prontos para comprar. Também é possível inserir lembretes para que um vendedor ligue para eles (usando o próprio CRM) para fazer uma oferta.

Assim, independentemente do estágio do funil de vendas em que o lead esteja, o CRM tem as funcionalidades certas para convertê-lo em cliente e trazer o que a companhia busca: resultados!

O que levar em conta ao escolher as ferramentas de CRM?

Alguns aspectos devem ser levados em conta na hora de adquirir um CRM. Venha saber quais são os principais deles!

Funcionalidades

O CRM precisa atender aos objetivos que a empresa tem em termos de marketing, vendas e atendimento. Por isso, ao analisar uma ferramenta, tenha em mente exatamente o que a companhia quer atingir para ter certeza de que ela pode atendê-la.

Integrações

Além disso, é importante que o CRM seja capaz de se integrar com outras ferramentas que já são utilizadas na gestão de marketing da companhia (como redes sociais, blogs, e-mail e outros). Afinal, uma das razões para a contratação do CRM é a possibilidade de gerenciar as ações em uma única ferramenta.

Suporte

Caso apareçam dúvidas referentes às funcionalidades ou às integrações, o CRM também deve ter um suporte de qualidade. Dessa forma, a equipe não fica desamparada se o sistema apresentar algum problema e poderá explorar todas as potencialidades do software.

Relatórios

A geração de relatórios é outro benefício do CRM. Quem precisa desenvolver relatórios e gráficos para apresentar ao superior, pode tê-los facilmente com apenas alguns cliques.

Preço

O CRM precisa entrar no orçamento da companhia. Por isso, é preciso conversar com um representante para saber qual é a opção mais adequada em termos de valores.

Agora que você já sabe a importância das ferramentas de CRM, que tal saber qual é a mais apropriada para a sua empresa? Entre em contato conosco para saber qual é a solução certa para o seu negócio!

Sobre o autor

Ítaca Consultoria

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