Marketing

Como fazer a automação de marketing? Descubra aqui!

Escrito por Ítaca Consultoria

Marketing é estratégia. Desenvolver ações que aumentem as vendas ao mesmo tempo em que promovem experiências únicas e personalizadas para cada potencial cliente exige inteligência, principalmente nos dias de hoje em que o volume de dados é imenso. Como processar tudo isso no timing certo? É aí que entra a automação de marketing.

Ela utiliza tecnologias para criar ações de identificação, conversão e engajamento. Assim, permite que etapas operacionais sejam executadas pela tecnologia enquanto os gestores monitoram os resultados e definem novas estratégias.

Neste post, abordamos as informações que a empresa precisa para dar o pontapé inicial na estratégia ou fazer correções cirúrgicas nas ações de automação de marketing que já estejam em andamento. Confira!

Vantagens da automação de marketing

À medida que o volume de dados cresce, fazer análises e estatísticas sobre o comportamento dos clientes na jornada de compra fica humanamente impossível. E essa é uma das grandes vantagens de investir na automação.

As ferramentas para isso são desenvolvidas com inteligência artificial capaz de processar dados complexos em poucos segundos. Com isso, permitem fazer relações entre os resultados que dificilmente seriam possíveis com planilhas básicas. Outras vantagens incluem:

  • maior geração de leads: já que as ações automatizadas dependem apenas de um comando para serem executadas;
  • otimização do ciclo de vendas: pois diversos follow-ups podem ser executados pela automação de maneira personalizada;
  • eficiência de custos e recursos: especialmente no custo de aquisição de clientes (CAC) e na utilização da equipe de marketing e vendas, que fica menos operacional e mais estratégica, voltada para o relacionamento com o consumidor.

Com um sistema de gestão de relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management – CRM) de excelência, tais vantagens e recursos podem ser obtidos em uma só solução. No CRM da Ítaca Consultoria, por exemplo, todas as etapas do funil de marketing e vendas são centralizadas. Dessa forma, os dados dos clientes são captados e, posteriormente, transformados em inteligência de negócio.

Estratégias da automação de marketing

Depois de entender as vantagens e as ferramentas que permitem que a automação seja implantada no marketing, a etapa seguinte é conhecer suas principais estratégias e ações.

Captação, nutrição e qualificação de leads

A automação permite obter, nutrir e qualificar os leads nas redes sociais, no blog da empresa e nos demais mecanismos do marketing digital. Fazer agendamentos de publicações, monitorar quais tiveram mais curtidas e emitir relatórios de desempenho, por exemplo, são alguma das funções que podem ser executadas pela automação, para que seja feita uma gestão com base em resultados.

Integração com mídias sociais

O sistema permite a integração com mídias sociais, tais como facebook e twitter e possibilita a atualização do cadastro de contatos e de em empresas automaticamente através da coleta de dados das redes sociais, facilitando o trabalho da equipe de marketing e qualificando as informações cadastrais.

Envios segmentados de e-mail marketing

A criação de newsletter e e-mail marketing também é uma estratégia de automação importante. Ambos são veículos que permitem dar atenção a diversos clientes, mas de forma personalizada e única.

Todas essas e outras estratégias ainda têm a vantagem de ser possível obter relatórios de desempenho, que ajudam o gestor a fazer melhorias em suas ações.

Desempenho de um CRM nas estratégias

O CRM armazena as interações com os clientes e permite fazer o acompanhamento do ciclo de vendas como um processo bem delimitado. Além disso, oferece relatórios que ajudam a analisar o comportamento dos clientes.

Com ele, as ações de cada setor e profissional podem ser avaliadas conforme suas contribuições. Assim, é possível uniformizar as ações com base nas melhores práticas para o negócio. Amparada por um calendário de treinamentos, a empresa consegue, então, unir a ferramenta mais estratégica do setor comercial com uma equipe de alto desempenho e engajamento.

Investir em automação de marketing nos dias de hoje não é um diferencial, mas uma necessidade para qualquer empreendimento. Para isso, porém, é importante buscar soluções que sejam compatíveis com a realidade da empresa. Converse agora com os especialistas da Ítaca Consultoria e descubra uma ferramenta perfeita para a sua organização.

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