Negócio

Como implantar a cultura do feedback para obter resultados com os clientes?

Escrito por Ítaca Consultoria

Para que uma empresa consiga ocupar seu espaço dentro do mercado e se destacar da concorrência, é necessário adotar algumas estratégias de gestão focadas diretamente na satisfação dos clientes. E é nesse contexto que surge a chamada cultura do feedback.

Preparamos este artigo com dicas que vão ajudá-lo na implementação dessa cultura dentro do seu negócio, destacando a importância desse movimento para a sua empresa e trazendo dicas de como colocar em prática ações específicas de feedback.

Quer saber mais? Continue a leitura e descubra!

O que é a cultura do feedback?

A cultura do feedback conceitua-se como sendo uma resposta dada a algum estímulo com o objetivo de avaliá-lo. No âmbito empresarial, o feedback é uma estratégia utilizada tanto na relação entre colaboradores e gestores como na relação entre empresa e clientes.

Nesse sentido, o feedback se tornou um conceito-chave dentro de qualquer organização. Isso porque as pessoas não têm mais um relacionamento passivo com as empresas. Hoje, é natural que o consumidor coloque o seu posicionamento e se manifeste caso esteja insatisfeito.

Esse fenômeno e a mudança de comportamento das pessoas estão vinculados às novas possibilidade de interação que surgiram principalmente com a popularização da internet, local em que os indivíduos encontram uma possibilidade de dialogar de forma mais ativa.

Qual a sua importância para a empresa?

As organizações empresariais podem se beneficiar da cultura do feedback sob diversas perspectivas. A primeira é a visão interna da empresa, dos colaboradores e gestores. A possibilidade de oferecer feedbacks leva a uma comunicação mais integrada e facilita o desenvolvimento do trabalho dentro da empresa.

No contexto externo, o feedback permite que a empresa tenha informações e elementos que permitam a ela identificar como está o desenvolvimento do seu trabalho perante clientes, fornecedores e parceiros, ou seja, o mercado em geral.

Ter conhecimento sobre a opinião dessas pessoas ajuda a melhorar possíveis aspectos deficitários e fortalecer ainda mais os pontos fortes do negócio.

Como a empresa deve aplicá-la?

A aplicação da cultura do feedback começa dentro da empresa. Invista na comunicação entre gestores e colaboradores, apoiando-se no planejamento e na elaboração de uma estrutura específica voltada para o feedback. Um exemplo prático é o estabelecimento de reuniões mensais com o time para informar como foi o rendimento, quais foram os pontos positivos do trabalho desenvolvido e o que pode ser melhorado.

Já no que diz respeito aos clientes, algumas dicas para colocar em prática a cultura do feedback incentivando que essas pessoas deem sua opinião sobre os serviços prestados ou produtos oferecidos é através da adoção de estratégias de pós-vendas, pesquisas de satisfação, depoimento e até mesmo pelo uso das mídias sociais.

O grande segredo do feedback é a empatia — tanto o gestor quando o colaborador precisam ter a habilidade de colocar-se no lugar do outro, garantindo que a comunicação seja saudável e agregue todos os envolvidos. Além disso, a valorização do cliente e a receptividade são fatores importantes e que devem ser desenvolvidos em uma empresa que deseja investir na cultura do feedback e no relacionamento.

Gostou de aprender mais sobre a cultura do feedback? Então aprofunde os seus conhecimentos e confira este artigo especial que ensina como fazer a integração de marketing e vendas.

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Ítaca Consultoria

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