Vendas

Conheça as 5 habilidades de um vendedor bem-sucedido

Escrito por Ítaca Consultoria

Algumas pessoas acreditam que alguns profissionais que trabalham com vendas já nascem com um dom especial. O fato é que as habilidades de um vendedor bem-sucedido podem ser adquiridas ao longo da carreira  e sua marca tem como promover esse crescimento profissional. Pensando nisso, selecionamos algumas características comuns entre vendedores que se saem muito bem na profissão. Elas servem de inspiração para sua equipe e podem ser estimuladas no dia a dia, por meio de ações práticas e eficazes. 

Continue a leitura e conheça as 5 habilidades de um vendedor bem-sucedido!

1. Saber ouvir

O vendedor bem-sucedido sabe ouvir seu cliente para oferecer a proposta certa. No dia a dia, quase sempre falamos mais do que ouvimos, principalmente com o objetivo de impressionar o interlocutor. O fato é que, para impressioná-lo, o vendedor precisa antes escutar o cliente para treinar essa habilidade. Enquanto o cliente fala, ele necessita ter foco e concentração. Isso contribui com a proposta que será feita, entretanto, é preciso entender bem as necessidades dele.

2. Ser confiante na abordagem

Uma abordagem correta pode ter reflexos positivos no resultado da sua marca em lojas e demais pontos de venda. Esse comportamento é útil tanto para atrair quanto para fidelizar clientes. Vale lembrar que o consumidor precisa se sentir confortável e jamais pressionado, possibilitando que ele exponha seus problemas.

A abordagem precisa ser confiante e, para isso, deve ser preparada muito antes de ir lá falar com a pessoa. Até a disposição dos produtos e elementos da loja contribuem com a forma de receber o consumidor.

3. Oferecer o que o cliente precisa

O vendedor precisa oferecer o que o cliente precisa — não apenas o que ele quer. Para ter a solução perfeita em mãos, é preciso conhecer o cliente e saber quais são os problemas que ele deseja resolver. O objetivo desse profissional jamais deve ser somente atingir as metas de faturamento do negócio.

Quando o produto ou serviço oferecido supre as necessidades do consumidor e resolve seus problemas, ocorre a fidelização dele no negócio. Da próxima vez que ele precisar de ajuda, é à sua marca que ele recorrerá.

4. Conhecer bem os produtos e serviços

Entre as habilidades de um vendedor bem-sucedido, encontra-se também o conhecimento que ele tem acerca dos produtos e serviços oferecidos. De nada adianta ele conhecer bem as necessidades dos clientes se o mesmo não acontece em relação ao portfólio da marca.

Perceba que essas informações trabalham de maneira conjunta. Por isso, é fundamental que sua marca implemente cursos de capacitação e treinamento, promovendo o conhecimento entre todos os membros da equipe de vendedores.

5. Saber se comunicar e negociar

Para que aconteça tudo o que já foi dito ao longo deste artigo, é preciso que o vendedor saiba se comunicar e, principalmente, negociar. Essas habilidades são essenciais para que as vendas ocorram, portanto, precisam ser aprimoradas constantemente.

E sua marca tem como estimular o crescimento desses trabalhadores nesse sentido. Além de cursos, os gerentes e supervisores podem dar feedbacks constantes que direcionam o caminho certo que os vendedores devem perseguir.

As habilidades de um vendedor bem-sucedido devem ser promovidas entre sua equipe de vendas, pois elas estimulam um ambiente de trabalho saudável e com foco no atendimento de excelência, exatamente aquele que impacta positivamente os clientes e que traz os resultados previstos no planejamento.

Para complementar o conhecimento compartilhado neste artigo, veja como definir e acompanhar as metas de vendas do seu negócio!

Sobre o autor

Ítaca Consultoria

Deixar comentário.

Share This