Vendas

Descubra as principais vantagens do CRM

Escrito por Ítaca Consultoria

Gestão do relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management – CRM) é a estratégia que uma empresa pode adotar para garantir mais foco no consumidor. Esse conjunto de práticas e tecnologias em forma de software pode ser adotado por qualquer organização — independentemente de seu porte.

Com esse sistema, é possível analisar e gerenciar todas as interações entre os clientes e a marca — de forma a estimular as vendas, a atração e a fidelização do público. O sistema armazena diversas informações sobre os consumidores, dos dados pessoais aos momentos em que eles interagiram com a companhia.

Para ajudá-lo a compreender como isso acontece, preparamos este post que mostra as vantagens do CRM. Continue a leitura e descubra como sua adoção pode se transformar em benefício para o crescimento de um negócio. Boa leitura!

Enxuga os gastos da empresa

Com a chegada do CRM, a empresa fica livre para deixar de utilizar parte dos softwares que estão em funcionamento. Isso ocorre porque o sistema traz muitas funcionalidades já integradas — e ainda diminuem-se os gastos com licenças e assinaturas.

Outro ponto em que ele contribui com a redução de gastos diz respeito ao uso de papel e tinta de impressora. Com ele, é possível ter acesso a diversos dados e informações pelo computador, sem a necessidade de consultar arquivos físicos.

Prepara a equipe em menos tempo

A implantação de um software de CRM colabora com a formação e a preparação da equipe em um tempo menor. Dados, processos e fluxos estão disponíveis no sistema de forma a facilitar o repasse de orientações.

Além disso, outra vantagem do CRM é o fato de ele permitir uma melhor gestão dos processos de trabalho enquanto os mantém padronizados. Isso facilita muito a adaptação de novos colaboradores e até o trabalho de reciclagem dos mais antigos.

Direciona o foco para as vendas

Um dos maiores problemas das empresas diz respeito ao tempo gasto pelos vendedores para obter informações de qualidade sobre os clientes. E isso vai de um extremo a outro, de forma a ocupar boa parte do dia de trabalho.

O CRM contribui com o melhor desempenho da equipe de vendas, pois apresenta o perfil de cada cliente na tela do computador e aponta quais são suas tendências, com base no relacionamento dele com a empresa e em seu histórico de compras.

Organiza melhor os dados e as informações

Já que o consumidor deve ser o centro do universo da empresa, é necessário conhecê-lo o suficiente para oferecer soluções personalizadas e que atendam às suas expectativas e necessidades.

Com a padronização de processos, os dados e as informações sobre os clientes ficam mais bem organizados. Além da equipe de vendas, outras também se beneficiam dessa organização — como o atendimento e o marketing.

Deixa o cliente mais satisfeito

A satisfação do cliente é o principal benefício do CRM para uma empresa. Como o consumidor é o principal ativo para que tudo funcione, é necessário investir com frequência para melhorar o relacionamento com ele.

E como o CRM ajuda a empresa a conhecê-lo melhor, é possível resolver seus problemas com uma dessas soluções. Essa ferramenta, então, aumenta as chances de fechar negócio.

Essas são algumas das vantagens do CRM que podem ser experimentadas no dia a dia da operação. Portanto, para maximizar o ticket médio gasto por cliente, vale a pena considerar sua adoção.

Assine nossa newsletter e tenha acesso a outros conteúdos semelhantes a este. Assim, você vai receber as principais atualizações do blog por e-mail!

Sobre o autor

Ítaca Consultoria

Deixar comentário.

Share This