Negócio

Escalabilidade: entenda como ela afeta a sua empresa

Escrito por Ítaca Consultoria

Quase toda criança, ao ir à praia, gosta de brincar na água e construir castelo de areia, e, quanto maior ele for, mais bonito fica. Porém, para fazer um castelo maior, é preciso deixar de brincar na água para focar na sua ampliação. Com as empresas acontece algo parecido: para crescer os ganhos, os custos também precisam aumentar. Porém, quando ela aumenta seu faturamento sem precisar ampliar os custos de produção do negócio, ocorre a chamada escalabilidade.

A escalabilidade de uma empresa não a ajuda apenas a aumentar as vendas, mas também a ver o quanto o negócio pode crescer, dando ao gestor insights de como administrá-lo a curto, médio e longo prazo.

E para que você entenda como a escalabilidade pode ser aplicada num negócio, tratemos de entender primeiro como é uma empresa que tenha essa característica.

Afinal, o que é uma empresa escalável?

Como vimos acima, uma empresa escalável é aquela que apresenta potencial de expansão enquanto se desenvolve. Para saber se sua empresa pode seguir esse mesmo caminho, é importante que ela esteja dentro dos seguintes pontos:

  • Ser ensinável: conseguir ensinar o processo de produção da sua empresa a qualquer outro membro dela é um sinal de escalabilidade, pois isso dá a ela maior maleabilidade, tornando possível expandi-la de acordo com o seu planejamento.

  • Ser diferente: em mercados tão competitivos, quem tiver um diferencial no seu produto ou serviço ganha maior destaque. Portanto, ser diferente gera mais valor à sua empresa tanto interna quanto externamente.

  • Ser replicável: se o seu processo de negócio puder ser reproduzido de modo a gerar mais receita, este é um forte sinal de que a empresa é escalável.

Vejamos um exemplo. Se um professor ganha dinheiro a cada aula presencial que dá, seu negócio não é escalável, pois ele precisa trabalhar mais para ganhar mais. Porém, se esse professor grava as aulas e as vende no formato de curso online, ele passa a ter um negócio escalável, pois o produto só precisa ser reproduzido para gerar mais vendas.

Quais são as vantagens da escalabilidade para um negócio?

Trabalhar a escalabilidade do negócio pode trazer uma série de benefícios para a sua empresa, destacamos aqui os principais.

Maior capacidade de expansão

Uma solução escalável não tem limites. Portanto, ela pode ser oferecida a qualquer número de pessoas, o que aumenta a capacidade de expansão da empresa.

Atração de investidores

Investidores têm os seus radares ligados para empresas que sejam escaláveis, pois o retorno financeiro é maior. Por isso, a escalabilidade apresenta vantagem quando o assunto é captação de recursos.

Time enxuto

Uma vez que empresas escaláveis não precisem dobrar a produção para vender duas vezes mais, por exemplo, o time pode ser enxuto, o que torna sua estrutura organizacional melhor.

Aumento do faturamento

Por fim, o faturamento de empresas escaláveis cresce, visto que o modelo é replicável e tem pouco impacto nos custos de produção.

Esses sãos os benefícios que a escalabilidade traz a um negócio de modo a fazê-lo crescer. Aliás, gostaria de entender mais profundadamente como a escalabilidade pode funcionar dentro da sua empresa? Então, entre em contato conosco e vamos conversar a respeito!

Sobre o autor

Ítaca Consultoria

Deixar comentário.

Share This