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Fluxo de nutrição: saiba o que é e como fazer um!

Escrito por Ítaca Consultoria

É muito simples entender o conceito do fluxo de nutrição. Trata-se de uma estratégia de relacionamento baseada no envio periódico de conteúdos e interações por e-mail, que farão com que o lead saia de uma determinada condição para outra.

Com ele, é possível garantir que a sequência mais relevante de conteúdo seja assimilada por determinada segmentação de clientes no momento certo. Em outras palavras, é a ferramenta ideal para educar leads, que, entendendo a importância dos diferenciais do produto, farão compras conscientes e com altos níveis de satisfação.

Para chegar nesse resultado, porém, é preciso construir um fluxo de nutrição inteligente e alinhado com os objetivos comerciais do negócio. Pensando nisso, separamos neste post 5 dicas determinantes para o seu sucesso. Confira!

Tenha um planejamento e objetivos bem estruturados

Se a ideia é fazer interações que tenham uma linha lógica entre si, para conduzir o lead em uma tomada de decisão, é preciso ter muito claramente quais são os objetivos do fluxo de nutrição. Trabalhar com um grupo de leads com potencial para aumentar o plano de um pacote de serviços, por exemplo, tem um objetivo bem definido.

A partir dele, a estruturação dos conteúdos, a regularidade em que serão enviados e outros detalhes da estratégia podem ser personalizados.

Defina bem sua persona

A persona, representação semifictícia do cliente ideal de um negócio, é fundamental para a criação de um fluxo de nutrição de sucesso. Ela determina aspectos como a linguagem mais apropriada.

Além disso, suas tendências de comportamento podem influenciar a escolha de quais conteúdos oferecer e, por isso, definir bem a persona é essencial. Nesse sentido, usar históricos e relatórios do sistema de gestão de clientes pode ajudar na construção e utilização da persona nessa estratégia.

Crie conteúdo de qualidade para o fluxo de nutrição

A criação de conteúdos para o blog deve ser regular e considerar todas as etapas do funil de marketing. A estratégia deve contemplar as principais dores e dúvidas dos potenciais clientes, para, assim, qualificar melhor os leads que chegarão para a área comercial em um segundo momento.

Essa criação também é essencial para o fluxo de nutrição, que escolherá entre seus títulos aqueles que melhor direcionem o lead. Em newsletters ou e-mail marketing disparados a partir de landing pages e downloads de infoprodutos, também é possível desenvolver conteúdos exclusivos.

Faça ofertas personalizadas

É simples concluir que, para o sucesso de um fluxo de nutrição, a lista de e-mails deve ser relevante e estar em constante crescimento. Desse modo, criar ofertas para que os leads forneçam seus endereços eletrônicos é uma das soluções mais interessantes.

Oferecer um e-book, consultorias gratuitas, 30 dias de acesso gratuito à ferramenta para testes, entre outros, garante que a empresa construa uma boa base de contatos para trabalhar.

Avalie seus resultados e melhore suas estratégias

Ao dar prosseguimento ao fluxo de nutrição, acompanhar seu desempenho é determinante. Isso permite que a empresa avalie se todos os parâmetros estabelecidos para a campanha estão adequados ou precisam de melhorias.

A quantidade de e-mails, por exemplo, pode afetar positiva ou negativamente o desempenho de acordo com o tema do fluxo. Se é uma sequência de conteúdos para dar boas-vindas ao lead, pode ter uma frequência maior, enquanto a apresentação de um produto e seus diferenciais precisa de um intervalo maior para que haja assimilação do conteúdo.

Esses ajustes somente serão possíveis com o acompanhamento de indicadores como a taxa de abertura de e-mails, incidência de cliques nos links inseridos no conteúdo e percentual de descadastro na listagem, entre outros.

Não existe uma fórmula única para o fluxo de nutrição. A estratégia mudará conforme a segmentação do público, objetivos comerciais e até mesmo ferramentas utilizadas para apoio. Mas, sem dúvida, é uma solução que precisa fazer parte da estratégia do negócio e ser constantemente aprimorada.

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Ítaca Consultoria

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