Marketing

Geração de leads: entenda como mudar a realidade de uma empresa de grande porte

Escrito por Ítaca Consultoria

Hoje, saber administrar a geração de leads é parte fundamental da estratégia de marketing e vendas de qualquer grande empresa. Afinal, sabemos que, na época atual, conquistar a atenção de clientes e fazer com que eles, de forma voluntária, completem a jornada de conversão, é a maneira mais eficiente de aumentar as vendas.

Para explicar como uma grande empresa pode gerar mais leads e como esses leads vão impactar positivamente nas vendas, preparamos o post de hoje. Confira!

Por que investir na geração de leads?

Para divulgar sua empresa e atingir o maior número possível de potenciais clientes, não basta mais apenas investir nas formas tradicionais de marketing.

As novas formas de marketing, além de serem consideravelmente mais baratas, têm propostas muito interessantes e eficientes para atrair clientes, que são cada vez mais impacientes e exigentes.

Por isso, sugiram tantas formas de se fazer marketing digital, e grande parte delas trabalha com as técnicas de inbound marketing, que nada mais são do que formas de despertar o interesse do cliente pela oferta de conteúdo relevante, aproximando-o da empresa.

As pessoas que se aproximam são os leads, que são quem, de fato, têm potencial para tornarem-se clientes e consumidores. As estratégias de inbound marketing, quando bem aplicadas, são extremamente eficientes na geração de leads que formarão seu nicho pessoal de potenciais clientes. 

Como gerar mais leads?

Uma das formas de gerar mais leads com mais qualidade é estabelecer metas e objetivos, e procurar pesquisar e entender, o mais profundamente possível, o seu público-alvo, buscando informações, como idade, localização, renda, preferências, problemas, tipo de conteúdo que consomem, etc.

Assim, é possível descobrir quais mídias, canais e conteúdo serão mais eficientes para sua estratégia. Por isso, é bom sempre ter cuidado e dar atenção a alguns fatores na experiência de interação com o cliente.

Tomar cuidado com os conteúdos a serem apresentados, sempre levando em consideração o estágio do funil de vendas no qual o consumidor se encontra, e preocupar-se com a experiência do usuário no contato com as mídias é fundamental.

Você já gera leads hoje?

Se você já gera leads utilizando canais que trabalham com a metodologia de inbound marketing, o próximo passo para aumentar suas vendas é qualificá-los. Então, pense em analisar seus fluxos de nutrição e adequar o conteúdo disponibilizado de acordo com o perfil do cliente.

Outra forma de aproveitar os leads e clientes que você já tem, e que apreciam os seus serviços, é incentivá-los a indicar sua empresa, dessa forma, você gera ainda mais leads em um tipo de efeito bola-de-neve. 

Você ainda pode fidelizar seus clientes, oferecendo vantagens para que eles sintam que são importantes e especiais para a companhia.

Como qualificá-los?

Qualificar os leads quer dizer compreender qual a utilidade que se pode esperar de cada lead ou grupo de leads. A melhor forma de qualificar os leads é separá-los em grupos que correspondam ao potencial deles.

Você pode, por exemplo, classificá-los como ótimos leads, que têm grande potencial de vendas; bons leads, que ainda não chegaram ao momento certo de compra, mas têm potencial para isso; e leads ruins, que são pessoas que se interessam pelo seu conteúdo, mas não compram produtos.

Com essas informações organizadas, fica mais fácil saber em quais grupos vai valer mais a pena investir e que conteúdo oferecer para os leads de cada grupo.

Como anda a estrutura comercial da sua empresa?

Não tem nada melhor para espantar clientes do que um atendimento ineficiente na hora de realizar uma compra. Portanto, para atender com qualidade todos os clientes que se espera adquirir, é preciso que a estrutura de vendas como um todo esteja funcionando com um fluxo natural e contínuo.

Desse modo, é importante que sua equipe de vendas esteja preparada para atender cada cliente convertido com total eficiência.

Verifique se todos os canais de venda têm à disposição as condições logísticas e estruturais necessárias para que não haja problema com nenhuma venda, e aproveite também para fazer as melhorias necessárias.

Se você quer mais informações que vão ajudá-lo na geração de leads e no aumento das suas vendas, siga a Ítaca no Facebook, Twitter e LinkedIn e não perca nenhuma novidade!

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