Negócio

O que é BPM? Saiba para o que serve e seus maiores benefícios

Escrito por Ítaca Consultoria

Grandes empresas estão constantemente envolvidas em esforços que visam dominar e aprimorar processos. Para isso, muitas têm investido em uma nova tendência, chamada BPM. Mas você sabe o que é BPM?

Muitos gestores ainda não conhecem essa metodologia de gestão de processos de negócios, então, não se preocupe se você também não conhece o BPM. A seguir, vamos explicar o que ele é, qual é a sua aplicação e quais são os benefícios que ele pode gerar para a sua empresa. Fique ligado!

O que é BPM?

Para definir o que é BPM, vamos primeiro entender o que significa essa sigla. BPM tem origem no inglês e significa Business Process Management, que, traduzindo para o português, quer dizer gestão ou gerenciamento de processos de negócio.

Logo, quando falamos de BPM, estamos discutindo formas e métodos adaptáveis de gestão das etapas e processos que envolvem um negócio. Essa gestão vai desde o monitoramento e pesquisa até a avaliação e modificação de processos, visando maior eficiência na entrega de resultados.

Para o que serve?

A gestão por BPM, em essência, é um método para organizar, especificar e sincronizar os processos e suas etapas. Dessa forma, fica mais fácil identificar gargalos e deficiências e adquirir informações para possíveis pontos de aprimoramento, criando, assim, mais oportunidades para a empresa melhorar seus processos e aumentar a competitividade.

Ao melhorar os processos, além de reduzir custos, a empresa entrega ao cliente um serviço de maior valor. Essa preocupação é central para as estratégias de vendas voltadas aos clientes e favorece a produção de informações mais qualificadas para as tomadas de decisão, beneficiando de modo contínuo a produtividade, a autoridade da marca e sua credibilidade no mercado.

Assim como o CRM (Customer Relationship Management), o BPM também pode ser trabalhado por meio de softwares de gestão, que automatizam alguns dos processos e informações necessárias para a otimização de resultados.

Muitas agências oferecem softwares para empresas de todos os portes e garantem que sua equipe seja bem treinada para utilizá-los de forma correta. Uma empresa capacitada pode ser uma grande aliada na prestação de consultoria para a continuação e aperfeiçoamento das metodologias de BPM.

Quais são os benefícios?

Por trabalhar com uma visão contínua e global dos processos, na qual cada etapa é observada tanto individualmente como em conjunto com o todo, o BPM gera vários benefícios ao longo do tempo. A seguir, destacamos os principais.

Controle

Ao adotar a metodologia de BPM, a empresa passa a monitorar indicadores que ilustram o desempenho dos processos, facilitando a identificação de informações e fatores determinantes para o bom desempenho e permitindo seu maior controle.

Custos

A partir do momento em que a empresa possui mais e melhores informações sobre os processos, mudanças e intervenções pontuais reduzem custos operacionais com processos que serão aprimorados.

Automação

Os softwares de BPM automatizam em sistemas informatizados processos que não necessitam da ação humana. Isso diminui o tempo gasto com atividades triviais, otimiza o trabalho e favorece o fluxo dos processos.

Transparência

Ao trabalhar com o BPM, os processos são mais facilmente compreendidos e as informações tornam-se mais claras e acessíveis, favorecendo a cultura da transparência e da informação na empresa e agregando qualidade e objetividade aos processos.

Agora que você já entende melhor o que é BPM e quais são os benefícios de adotar essa metodologia, que tal conversar com um de nossos consultores para estudar a implementação de um software de BPM na sua empresa? Entre em contato com nossa equipe e tire todas as suas dúvidas!

Sobre o autor

Ítaca Consultoria

Deixar comentário.

Share This