Marketing

O que é marketing de incentivo e como ele melhora os resultados?

Escrito por Ítaca Consultoria

O marketing de incentivo é dedicado a motivar as equipes de uma empresa. A estratégia deve premiar aqueles que atingem ou superam as metas ligadas ao objetivo proposto. Portanto, quando uma campanha dessa é iniciada, todos os envolvidos são informados dos prêmios para os que atingirem as metas no prazo.

Ou seja, trata-se de uma maneira de incentivar os colaboradores da empresa a se esforçarem mais para serem reconhecidos. Quer saber quais são as vantagens que ele pode trazer para o empreendimento e como aplicá-lo? Acompanhe este post e saiba mais!

Quais são os benefícios do marketing de incentivo

Apresentamos, a seguir, quatro das principais vantagens de adotar o marketing de incentivo em uma empresa. Confira!

Aumento da produtividade

Os colaboradores da companhia produzem mais quando uma campanha de marketing de incentivo está em andamento. Afinal, além da sua remuneração básica, eles podem ganhar um bônus caso alcancem ou superem a meta.

Isso estimula todos a darem o melhor todos os dias para conquistar o prêmio, que pode ser um valor em dinheiro, um produto, uma folga extra, uma viagem ou outros. A maior produtividade em busca do prêmio leva a melhores resultados e aumento das vendas.

Melhora do clima organizacional

O clima da organização melhora muito após a implementação do marketing de incentivo. Isso porque a motivação absorvida pela equipe faz que os profissionais se sintam mais felizes no trabalho.

Assim, a tensão e o estresse diminuem e todos passam a encarar os desafios de forma positiva. O resultado é que os objetivos ganham mais foco do que os problemas e os contratempos da rotina.

Evolução da imagem empresarial

Com o marketing de incentivo em andamento, a imagem da empresa ganha destaque gradativamente. Afinal, a premiação é vista como um zelo que a organização tem pelos funcionários.

Essa visão tem impacto direto e positivo na percepção que os colaboradores têm da empresa. Isso é essencial, já que sua reputação não é determinada apenas por seus clientes, mas também pelos colaboradores.

Como estruturar uma campanha de marketing de incentivo

Para montar um programa de marketing de incentivo, é importante seguir alguns passos. Veja quais são eles a seguir:

  • conheça o público: o primeiro passo é saber a quem a ação é destinada;
  • faça uma análise geral: além de compreender quem quer atingir, é essencial analisar as razões pelas quais o marketing de incentivo deve ser aplicado;
  • elabore um planejamento: estabeleça os objetivos, as metas, as regras e a premiação para quem conseguir alcançá-los;
  • promova o lançamento: é preciso que todos os envolvidos conheçam todos os detalhes da campanha. Por isso, é fundamental que se faça uma promoção que chame a atenção dos interessados;
  • acompanhe a ação até o fim: enquanto a campanha estiver em andamento, é fundamental manter a equipe estimulada a continuar o esforço para ganhar o prêmio.

Agora que você já sabe como fazer marketing de incentivo, que tal contribuir para que outras pessoas saibam também? Compartilhe este post nas suas redes sociais para que mais interessados tenham acesso a ele!

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Ítaca Consultoria

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