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Planejamento de vendas: saiba agora se o seu foi bem estruturado

Escrito por Ítaca Consultoria

Todas as grandes empresas, para serem bem-sucedidas, dependem de um bom planejamento de vendas, mas isso não quer dizer que elas sempre sabem como estruturar um plano eficiente. Muitos dos problemas enfrentados, normalmente, são gerados pela falta de um planejamento bem pensado, por não seguirem o plano traçado, ou por seguirem-no com desleixo.

No artigo de hoje, falaremos da importância de um bom planejamento de vendas, como se deve estruturá-lo e quais os principais benefícios de se poder prever o número de vendas ou o lucro esperado.

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Por que preparar um planejamento de vendas?

Quando falamos em vendas, geralmente, pensamos em uma interação simples: um cliente procura um produto e encontra um vendedor, que o fornece por um preço “x”. Contudo, esses tempos em que as vendas eram simples e objetivas ficaram para trás.

Atualmente, a dinâmica de relações de compra e venda se transformou profundamente, principalmente devido às possibilidades proporcionadas pela internet.

Primeiramente, ficou muito mais difícil captar a atenção dos consumidores, que estão cada vez mais exigentes e desejam estabelecer uma relação mais profunda com as marcas que consomem. Para se adequar, muitas empresas, hoje, trabalham com marketing digital, que se especializa em realizar o marketing para empresas nas plataformas on-line.

As compras pela internet são uma modalidade que cresce cada vez mais. Desse modo, qualquer grande empresa que queira se manter relevante, precisa se modernizar e adequar suas estratégias de venda e marketing às novas formas de consumo on-line. Isso tanto em relação aos produtos quanto aos conteúdos, que têm se tornado cada vez mais importantes para atrair clientes.

Como estruturar meu planejamento?

O primeiro passo para estruturar um bom planejamento é definir com clareza qual é o momento atual da sua companhia. Ou seja, como andam a saúde financeira e a logística dela?

O segundo passo deve partir de uma reflexão interna, que pode ser realizada em equipe, aberta às opiniões e críticas. Definir com clareza questões, como pontos fortes, pontos fracos, objetivos e expectativas, é fundamental para saber onde se deseja chegar e, assim, poder traçar o caminho a ser percorrido até lá.

Outro ponto a ser abordado, principalmente no caso do planejamento de vendas, é o perfil dos seus clientes. Trabalhar com informações, como localização, idade, renda, sexo, compras realizadas, conteúdos preferidos, etc, pode ajudar muito na hora de estipular as estratégias que serão usadas para aumentar as vendas.

Essas informações não são difíceis de se conseguir e, com uma estratégia de marketing bem aplicada, podem trazer muitos novos clientes.

Um planejamento que contemple um ano inteiro é, geralmente, o grande objetivo da maior das empresas. Mas é importante manter uma flexibilidade razoável para mudanças e realizar avaliações e ajustes periódicos para ter certeza de que tudo está correndo bem.

Quais os principais benefícios do planejamento de vendas?

Um bom planejamento de vendas pode oferecer uma projeção de quanto a organização pode esperar de faturamento ao final de um mês ou um ano, o que é uma das informações mais úteis para manter a saúde financeira e poder planejar expansões.

Você pode realizar essa projeção pesquisando dados e informações das suas lojas físicas e virtuais, dos revendedores, representantes, distribuidores e clientes.

Com essa estimativa, é possível saber se a companhia estará apta a pagar os custos fixos de operação, qual a remuneração que os sócios podem esperar e o tamanho e a quantidade de investimentos novos que poderão ser feitos.

Além disso, essa projeção, junto a cálculos de custo por venda e custo médio de venda, pode apontar para ajustes e melhorias necessárias, que antes poderiam passar despercebidos.

Portanto, o planejamento de vendas é algo que deve ser feito com cuidado e atenção especial, pois ele pode ser o carro-chefe para o sucesso da sua empresa.

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