Negócio

Retorno sobre o investimento: o que é, qual a importância e como calcular

Escrito por Ítaca Consultoria

Para apresentar bons resultados à empresa, é preciso investir em marketing. Porém, como saber se essa aplicação vale a pena? E se os resultados obtidos são superiores aos valores pagos em ações e ferramentas de marketing? Para isso, é necessário calcular o retorno sobre o investimento.

Gerentes de marketing precisam convencer seus chefes a investir. Por isso, é preciso saber apresentar o quão compensatórios os investimentos são. Acompanhe o post para saber como fazer isso!

O que é retorno sobre o investimento

O retorno sobre o investimento refere-se ao resultado obtido com as ações de marketing a partir do que foi aplicado, tanto em ferramentas — como um sistema de gestão do relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management – CRM), por exemplo — quanto em ações, integrantes das equipes de marketing e vendas e gastos da empresa.

Se o retorno for maior que os investimentos feitos, parabéns! Isso quer dizer que ele é positivo. Por outro lado, se ele for menor, significa que é negativo e medidas devem ser tomadas para reverter esse quadro.

Por que é importante medi-lo

Uma vez que o retorno sobre o investimento tenha sido calculado, é possível identificar quais melhorias devem ser feitas para que ele seja cada vez maior. Conhecer bem esse indicador faz com que o setor de marketing estabeleça metas com base nos resultados, de forma que seja possível alcançá-las de acordo com os dados anteriores.

Afinal, a empresa tem objetivos que devem ser atingidos. E é justamente por essa razão que é necessário compreender o significado do retorno sobre o investimento e a influência dele sobre esses objetivos.

Como fazer o cálculo do retorno sobre o investimento

Existe uma fórmula específica para calcular o retorno sobre o investimento:

  • retorno sobre o investimento = (Receita – Custo) / Custo

Ou seja, considera-se o que a empresa obteve de receita, diminuem-se os custos e divide-se o resultado pelos custos. Então, se a empresa teve uma receita de R$ 50 mil e investiu R$ 10 mil, tem-se:

  • retorno sobre o investimento = (50.000 – 10.000) / 10.000
  • retorno sobre o investimento = 4

Isso quer dizer que o retorno sobre o investimento foi quatro vezes maior que o investimento inicial. Ao multiplicar esse valor por 100, obtém-se a porcentagem: 400%.

Como montar um relatório do retorno sobre o investimento

Depois de calcular o retorno sobre o investimento, é importante saber como apresentá-lo. Veja algumas dicas importantes:

  • os relatórios devem trazer informações relevantes para os objetivos que a empresa quer alcançar;
  • os próximos passos também devem ser mostrados no relatório para que o retorno sobre o investimento seja cada vez mais positivo;
  • é essencial saber a diferença entre métricas de negócio (como geração de oportunidades e vendas) e de vaidade (como curtidas e seguidores).

Com essas dicas, é possível apresentar um retorno sobre o investimento que faça sentido para a empresa. Se quer receber mais dicas sobre esse e outros temas diretamente no seu e-mail, assine nossa newsletter!

Sobre o autor

Ítaca Consultoria

Deixar comentário.

Share This