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Veja aqui 4 dicas certeiras de como implantar um CRM na empresa

Escrito por Ítaca Consultoria

Produzir resultados alinhados aos objetivos da empresa costuma ser uma das principais ações dos gerentes de marketing. O sistema de gestão de relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management – CRM) é uma ferramenta que pode ajudar, mas há quem ainda tenha dúvidas sobre como implantar um CRM na empresa.

Para ser capaz de fazer isso da maneira correta, enquanto mantém o relacionamento apropriado com os consumidores e traz conversões cada vez maiores para marketing e vendas, acompanhe este post até o fim. Boa leitura!

O que faz o CRM

O CRM permite executar funções como cadastro de clientes, disparo de e-mails, chamadas telefônicas, criação de relatórios, gráficos e outras. Isso significa que muitas ações podem ser agregadas em um único sistema para tornar o trabalho mais simples.

Se na gestão de marketing são usadas diversas ferramentas para e-mail, para ligações, para planilhas, para registro de clientes, para conversões e assim por diante. Em algum momento as informações não vão se cruzar e isso pode causar problemas. Com o CRM, todas as ações ficam em um só banco de dados. Isso otimiza o trabalho de forma a garantir resultados mais expressivos e íntegros.  

Como implantar um CRM na empresa

Veja, a seguir, algumas dicas que podem ajudar na implantação de um CRM na empresa.

1. Defina o tipo de relação que a companhia deve ter com os clientes

A forma como a marca se relaciona com os consumidores depende do modo operativo da organização e do objetivo das ações de marketing e vendas. Assim, se a ideia for aumentar o engajamento da base de leads, o relacionamento por e-mail pode ser uma excelente opção.

Por outro lado, se a conversão de clientes estiver em pauta, ações de fundo de funil, como ligar para os leads e acompanhá-los deve ser uma ação feita com o suporte do CRM.

2. Escolha um sistema apropriado

Para que as ações essenciais à estratégia possam ser executadas, certifique-se de que o CRM atende a todas elas. Entre em contato com a equipe responsável pela ferramenta desde os primeiros momentos para que ela saiba a razão por que sua empresa precisa do CRM e possa propor a melhor solução que atenda a essas necessidades.

3. Treine os integrantes da equipe

Todos que fazem parte da equipe de marketing, vendasa e atendimento precisam conhecer bem as funcionalidades do CRM. Afinal, elas são fundamentais para a execução dos trabalhos. Por isso, treine todos para usá-lo e deixe claro que as ferramentas que forem substituídas pelo CRM não devem mais ser usadas, para evitar falhas na integridade das informações.

4. Seja organizado

Mantenha a ordem: ao criar fluxos de e-mail, especifique quais bases de leads devem recebê-los. Sempre que enviar e-mails ou fizer ligações para os clientes, deixe-as registradas na ferramenta. Lembre-se sempre de que o CRM existe para otimizar a gestão do relacionamento com os clientes. Por isso, manter a ordem permite tirar o melhor proveito possível dele.

Agora que você já sabe como implantar um CRM na empresa, que tal bater conversar com o pessoal da Ítaca para se atualizar sobre as novidades em CRM que podem resolver seus problemas? Entre em contato conosco para bater um papo com nossos consultores e saber como podemos ajudá-lo nessa jornada!

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Ítaca Consultoria

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