Vendas

Veja como definir e acompanhar as metas de vendas do seu negócio

Escrito por Ítaca Consultoria

Toda empresa que queira realmente crescer e prosperar pode e deve trabalhar com metas de vendas. Vale a pena dizer que não existe uma receita única e pronta para ajudar a defini-las, mas existem instrumentos que se pode utilizar para alcançar essa finalidade, como a implantação das metas SMART.

A proposta deste artigo é mostrar a vocês como um negócio pode definir e acompanhar as metas de vendas. Abordaremos, no decorrer do texto, as metas SMART e como trabalhar para que os vendedores as alcancem.

O método SMART para as metas de vendas

Um dos objetivos de uma empresa é aumentar o número de clientes e, por conseguinte, de vendas, pois isso amplia as chances de crescimento e também traz mais receitas para o negócio.

O objetivo é o que se pretende alcançar, mas, para atingi-lo, é preciso definir metas — ou seja, traçar caminhos a serem utilizados, o tempo necessário e os meios usados para conquistá-lo.

Nesse caso, o planejamento é fundamental. O método SMART foi criado com o intuito de detalhar as ações necessárias para concluir as metas ou, ainda, estipular metas de vendas de forma mais inteligente.

É uma sigla cujo significado é:

  • Specific (Específica);
  • Measurable (Mensurável);
  • Achievable (Atingível);
  • Realistic (Realista);
  • Time-based (Limitada ao tempo).

Os passos para a definição e o acompanhamento das metas de vendas

Tendo isso em mente, daremos abaixo algumas dicas de como aumentar as vendas da empresa. Acompanhe:

Efetue uma pesquisa de mercado

Conhecer a fundo o mercado como um todo e sobretudo o nicho em que você atua é a primeira coisa a ser feita para definir metas. Você necessita saber qual a porcentagem de crescimento da área em que sua empresa está encaixada e as expectativas de expansão para os próximos períodos.

Com essa informação em mãos, você deve fazer uma análise da porcentagem de mercado que possui no momento.

Qualifique seu time de vendas

É crucial para o seu negócio que a sua equipe de vendas esteja muito bem desenvolvida, a fim de que seja plenamente possível que as metas sejam de fato atingidas — parte do planejamento das metas de vendas é justamente promover a qualificação da equipe.

Realize treinamentos, estimule a participação em cursos e eventos, enfim, tudo o que for necessário para que a equipe de vendas esteja melhor preparada e tenha uma performance bem mais aprimorada.

Faça um acompanhamento frequente

Para a concretização desse acompanhamento do desempenho das vendas, é imprescindível que elas sejam corretamente documentadas. O mesmo se aplica para os progressos e as prospecções de crescimento, quando forem devidamente cumpridos.

Como as metas de vendas devem, seguindo-se a metodologia SMART, ter uma data especificamente determinada para serem alcançadas, faz-se necessário monitorar esses resultados — e uma forma de fazer isso é contando com um bom CRM.

As metas de vendas como meios para expandir os negócios

Um exemplo de meta de venda, segundo o método SMART, é aumentar em 40%, até junho de 2018, as vendas na seção infantil de uma loja de roupas. Como se observa, ela é específica, mensurável e possível de alcançar, além de ter uma data específica para ser atingida.

As metas de vendas são um caminho para ajudar você a expandir o seu negócio, de forma concreta, sólida e eficaz. É com medidas concretas e reais que sua empresa pode avançar de forma segura e eficiente.

Gostou do post? Se você deseja garantir os melhores resultados, confira também como a sua empresa pode se tornar uma máquina de vendas!

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